top of page

Direito e Sustentabilidade: o III Congresso em Salvador-BA

Em 2025 o Congresso Brasileiro de Direito e Sustentabilidade chega à sua 3ª edição consolidado como um dos mais relevantes eventos no cenário jurídico e empresarial do Brasil.

 

Realizado na cidade de Salvador, já reuniu mais de 1.500 congressistas em suas edições anteriores, promovendo debates de alto nível sobre temas essenciais e contemporâneos.

 

Ao transitar entre o universo jurídico e o empresarial, o congresso se torna um palco privilegiado para reflexões, trocas de ideias e busca de soluções que impactam diretamente a sociedade, alinhando-se às demandas atuais de sustentabilidade, de desenvolvimento responsável, com equilíbrio, potencialidade dos impactos positivos e mitigação dos negativos.

 

As edições anteriores foram um grande sucesso, reafirmando a importância de espaços como este para a construção de um futuro mais justo e sustentável.

 

Com o tema A B a h i a e o Brasil na COP 3 0 :D e s a f i o s e Oportunidades, nesta 3ª edição, em caráter e ritmo de Pré-Cop Brasil, o evento promete ampliar ainda mais sua relevância, trazendo especialistas renomados, debates enriquecedores e oportunidades únicas de networking.

 

Destaca-se, entre as suas entregas, o congresso Cartas com as propostas extraídas das falas e debates durante o evento, uma coletânea de livros, pela Editora GZ, com as pesquisas, trabalhos e papers da comunidade participante, já em deu terceiro volume, edição especial de revista, em parceria com a Let's Go, com editoriais, entrevistas, colunas e artigos dos palestrantes, debatedores, apoiadores e patrocinadores.

 

A participação e inserção de nosso conteúdos em diversos veículos de comunicação, da mídia impressa, falada, televisiva, em plataformas e redes sociais é parte deste processo construtivo e da disseminação de proposições, informação e teses inovadoras para o Direito e a Sustentabilidade na Bahia, no Brasil e no Mundo. Além disso, na pegada ESG, neutralizamos as emissões de carbono, em parceria com a ABAF, seus associados e o Senai-Cimatec.

 

O evento é uma realização conjunta A ACB, fundada em 1811, e tem como presidente eleita a empresária e advogada Isabela Suarez, que, comigo, também assina a curadoria e coordenação do evento. É uma entidade multissetorial, a mais antiga do Brasil, que congrega empresários na defesa de seus interesses e da melhoria de nossa sociedade. Por meio de sua Diretoria de Sustentabilidade, visa promover políticas de erradicação da pobreza, educação de qualidade, uso de energia limpa e acessível, sem prejuízo da manutenção das fontes tradicionais, que garantem a segurança energética, ações contra mudanças climáticas, redução de desigualdades sociais entre países e promover a discussão da pauta ambiental a partir de perspectivas empresariaissustentáveis.


Já o Instituto Brasileiro de Direito e Sustentabilidade – IbradeS, o qual presido, em segundo mandato, é uma organização da sociedade civil brasileira apartidária e semfins lucrativos, de caráter nacional, multidisciplinar, acadêmico e científico, que busca promover e estimular o estudo do direito, economia, meio ambiente e sustentabilidade, em todos os seus campos, propiciando a difusão do conhecimento e o estímulo à ciência, estudo e a pesquisa no âmbito do seu objeto e suas especializações, propor a criação e/ou adaptação das leis à evolução doutrinária e à dinâmica social, bem como elaborar projetos de lei e demais inovações normativas,especialmente, visando as reformas necessárias a uma mais rápida, eficaz e econômica administração da Justiça e a defesa do meio ambiente.


Neste ano, foi agregado ao projeto um novo parceiro.  Presente em cinco continentes e com mais de duas dezenas de frentes de atuação, o LIDE - Grupo de Líderes Empresariais conta com unidades regionais e internacionais, com o propósito de potencializar a atuação do empresariado na construção de uma sociedade ética justa, desenvolvida e competitiva globalmente. Na Bahia, o LIDE é presidido pelo empresário Mário Dantas.


A integração das três entidades organizadoras promete ser um marco para a realização de um evento ainda mais robusto e relevante, ainda mais quando há a cooperação e interfaces com os três poderes em todos os níveis da Federação. Com essa nova configuração, o CBDS 2025 desponta como um dos eventos mais importantes do calendário nacional voltado à sustentabilidade, segurança jurídica e inovação socioeconômica.


É este contexto multifacetado, sustentável e fincado nas balizas do estado democrático e cooperativo de direito que espera por você na primeira capital do Brasil, em uma das mais lindas, limpas e navegáveis baías do planeta. Prepare-se para fazer parte de um evento que une conhecimento, inovação e compromisso com um mundo melhor para as presentes e futuras gerações. O Brasil, a Bahia, Salvador, a ACB e o Ibrades lhes esperam de braços abertos.

Comments


bottom of page