Banner TRajetória-01.png

Natural de Salvador, no Estado da Bahia, o Prof. GEORGES HUMBERT iniciou a sua vida acadêmica jurídica no ano de 2000, quando ingressou na faculdade de direito da Universidade Católica de Salvador.

Ainda na graduação, em 2004, publicou o seu primeiro trabalho monográfico, intitulado (Inversão do ônus da prova no CDC: momento processual e adequação aos princípios constitucionais e processuais).

Tornou-se bacharel em Direito em 2005, mesmo ano em que foi selecionado para cursar o conceituado mestrado em Direito do Estado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP. Antes de se tornar mestre, em 2008 e pela citada universidade, foi aluno dos mais festejados professores doutores, a exemplo de André Ramos Tavares, Márcio Cammarosano, Maria Garcia, Maria Helena Diniz e Tércio Sampaio Ferraz, além de, ainda naquela faculdade de direito, ter funcionado como professor auxiliar de consagrados juristas, a saber, os professores doutores Clóvis Beznos, Vidal Serrano Nunes Júnior e Márcio Cammarosano.

 

Após a defesa de sua dissertação (Função sociomabiental da propriedade), que mereceu a nota máxima da banca examinadora composta pelos professores doutores Márcio Cammarosano (PUC-SP, orientador), Daniela Campos Libório Di Sarno (PUC-SP, examinadora), Fernando Dias Menezes de Almeida (USP, examinador), Toshio Mukai (suplente) e Diborá Grotti (PUC-SP, suplente), passou a fazer parte do corpo docente, na condição de professor assistente, da consagrada especialização em Direito Administrativo da PUC/SP-COGEAE, sob a coordenação dos professores doutores Clóvis Beznos, Márcio Cammarosano e sob a orientação científica de Celso Antônio Bandeira de Mello.

No ano de 2009, publicou, pela Editora Fórum, o seu primeiro livro: Direito Urbanístico e função socioambiental da propriedade imóvel urbana.

 

Em 2010 se tornou membro efetivo do centenário Instituo dos Advogados Brasileiros - IAB, ano também que fundou e ministrou a disciplina Direito Urbanístico na graduação da faculdade de direito da Faculdade Social da Bahia.

A partir de 2011 assume as cadeiras de Direito Administrativo, de Licitações, Contratos e Concessões Públicas na graduação da faculdade de Direito da Universidade Salvador - UNIFACS, além de integrar o corpo docente, na condição de convidado, das pós-graduações em Direito desta, da Universidade Federal da Bahia e da Universidade Católica de Salvador.

Em 2013, com a tese CONTEÚDO JURÍDICO DAS FUNÇÕES SOCIAIS DA CIDADE, obteve o título de doutor em Direito do Estado pela Puc/SP, sob a orientação do Prof. Dr. Márcio Cammarosano, em banca por este presidida e com a presença dos professores doutores Fernando Dias Almeida (USP), Toshio Mukai, Nelson Saule Jr (PUC) e Ricardo Martins (PUC).

Atualmente exerce a advocacia, profere palestras, pareceres e cursos, inclusive in company e com material didático, em todo o país, e é professor titular da faculdade de direito do Centro Universitário Jorge Amado, onde desenvolve atividades de pesquisa e extensão, entre outras atividades acadêmicas e faculdades que leciona.

Em 2019 Foi membro do Conselho Nacional do Meio Ambiente e foi Assessor Especial da Secretaria-Geral da Presidência da República, atuando nas áreas de Ética, Compliance, Controle, Assuntos Estratégico e Modernização e Reforma do Estado. Em 2018 foi Membro do Grupo de Modernização e Reforma do Estado do Governo de Transição da Presidência da República, gestão Temer-Bolsonaro. Em 2020 foi Assessor Especial da Presidência dos Correios, atuando nas áreas de ESG, “environmental, social and governance” (ambiental, social e governança, em português), que resultou em premiações da empresa e reconhecimento do Tribunal de Contas da União.

Ainda em 2020 foi Superintendente de Política Ambientais do Estado de Goiás, responsável pela reforma, modernização, simplificação e desburocratização das normas, procedimentos e instrumentos de sustentabilidade.

Certificação para gestores, conselheiros e profissionais da área de investimentos ICSS/FGV (2021/Atual)

Habilitação de dirigente EFPC pela PREVIC (2019/22)

Pós-doutorado em direito pela Universidade de Coimbra (2016/17)

Doutor em Direito do Estado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP (2009/2012).

Mestre em Direito do Estado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP (2006/2007).

Graduado em direito pela Universidade Católica de Salvador - UCSAL (2000/2005).

Extensão em Dimensões Jurídicas das Políticas do Solo Urbano pelo Linconln Institute, de Londres/ING.

Extensão em Inglês para Textos Juridicos pela PUC-SP/COGEAE (2006)

Extensão em Carreira Juridica pela JUSPODIVM (2005)

Membro Efetivo do Instituo dos Advogados Brasileiros - IAB (2010/atual)

Agraciado com a Medalha do Exército Brasileiro (2019)

Agraciado como Paraninfo da Turma Cleonice Lima – Direito/UNIJORGE (2019)

Agraciado com o premio Analise - Advogado Mais Admirado do Brasil (2016)

Professor adjunto da Faculdade de Direito da Universidade Salvador - Unifacs (2011/2015)

Professor adjunto da Faculdade de Direito da Universidade Jorge Amado - Unijorge (2014/atual)

Professor da pós-graduação e do MBA da Universidade Salvador - Unifacs (2011/atual)

Professor da Especialização em Direito Ambiental da Universidade Federal da Bahia - Ufba (2009/atual)

Professor da pós-graduação da Universidade Católica de Salvador - Ucsal (2012/atual)

Professor assistente da Especialização em Direito Administrativo da Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP (2006/2008) e conferencista (2019/Atual).

Professor convidado da pós-graduação da Faculdade Baiana de Direito (2010/Atual).

Professor convidado da pós-graduação do Centro de Estudos Jurídicos José Saraiva – CERS (2010/Atual)

Professor convidado da pós-graduação do Centro de Estudos Jurídicos José Aras – CEJAS (2010/Atual)

Professor associado ao Brasil Jurídico CEJAS (2010/Atual)

Autor de mais de 300 obras científicas publicadas por editoras, revistas, periódicos especializados e jornais

Membro do Conselho Nacional do Meio Ambiente – CONAMA (2019)

Membro do Comitê de Resposta aos Desastres do Conselho de Governo da Presidência da República (2019)

Membro do Comitê Interministerial do Programa de Parceria de Investimentos – PPI do Ministério da Economia (2019/20)

Membro do Comitê de Compliance, da Câmara de Compensação Ambiental e do  comitê deliberativo do programa de desenvolvimento econômico do Estado de Goias (2020)

Membro da Comissão de Transparência da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Bahia (2013/2015)

Membro do Conselho de Meio Ambiente da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Bahia (2010/2012)

Membro convidado do Conselho de Meio Ambiente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (2009/2012)

Membro do Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico (2006/atual)

Sócio efetivo do Instituto Baiano de Direito do Trabalho, mediante tese aprovada com louvor e distinção (2009/atual)

Membro da Câmara Florestal da Bahia, no âmbito da Secretaria da Agricultura, onde atuou decisivamente para construção de seu planejamento estratégico de curto e longo prazo (2009/2011)

Membro da Câmara Florestal Federal, no âmbito do Ministério Nacional da Agricultura, onde atuou decisivamente para construção de seu planejamento estratégico de curto e longo prazo (2009/2011

Membro da Câmara da Indústria de Papel e Celulose, no âmbito do Conselho de Desenvolvimento da Indústria da Bahia - SICM/BA (2009/2011)

Confira também o Currículo Lattes do Prof. Dr. Georges Humbert na página http://lattes.cnpq.br/2648120711699923