Floresta+ Carbono é o instrumento para o mercado viabilizar o encontro entre empresas que desejem mitigar suas emissões de gases de efeito estufa a partir de créditos originados em florestas nativas brasileiras, com o ambiente empreendedor de geração de emprego, riqueza e renda para aqueles que trabalham na conservação da biodiversidade.
Serviços ambientais são, agora, atividade econômica reconhecida pelo Estado Brasileiro.
O que é o Floresta+ Carbono?
O programa Floresta+ Carbono, parte do Floresta+ do Ministério do Meio Ambiente (MMA) do Governo Federal, incentiva financeiramente a conservação de florestas e a valorização de serviços ambientais no Brasil.
Ele promove ações que reduzem emissões de carbono, recompensando proprietários e comunidades que preservam vegetação nativa.
O objetivo é alinhar preservação ambiental com benefícios econômicos, contribuindo para o combate às mudanças climáticas e fortalecendo a economia sustentável no país.
MMA retoma Comissão Nacional para REDD+
Considerando a necessidade de complementar e reforçar os investimentos e esforços para a redução de emissões por desmatamento e degradação empreendidos pelos governos federal, estaduais e municipais, o mercado voluntário de carbono de floresta nativa foi reconhecido pela COMISSÃO NACIONAL PARA REDD+ (CONAREDD+), com a Resolução nº 03, de 22 de Julho de 2020.
A CONAREDD reconhece contribuição do mercado voluntário de carbono florestal e fomenta o seu funcionamento em harmonia com os instrumentos jurídicos nacionais e subnacionais relevantes.
Comments